SIMÃO JATENE TEM 59%, REVELA PESQUISA DA UFPA

No detalhamento da pesquisa LCP/UFPA/Veritate divulgado ontem, o candidato da coligação Juntos com o Povo ao governo do Pará, Simão Jatene (PSDB) aparece com 59% das preferências do eleitorado, paraense, descontados os votos brancos e nulos.Protocolo da pesquisa número 16558/2010 TSE/TRE-PA.
A pesquisa mostra claramente que Jatene vence a eleição já no primeiro turno: ele tem 41.6% de intenções de votos. Todos os demais candidatos somados têm 32.6%.
- Então, podemos afirmar de que se a eleição fosse hoje não teria segundo turno, afirma o cientists político Edir Veiga, da UFPa, que coordenou a pesquisa.



Relatório Sintético do resultado da pesquisa LCP/UFPA/Veritate

Governador (estimulada)


Jatene 41.6%

Ana Júlia 24.5%

Juvenil 5.6%

F.Carneiro 1.4%

Cleber Rabelo 1.1%

Nenhum/branco/nulo 11.7%
Sem resposta 14.1%


Governador (espontânea)

Jatene 36.7%

Ana Júlia 21.3%

Juvenil 4.7%

Cleber Rabelo 0.7%

Fernando Carneiro 0.6%
Outro 0.2%
Nenhum/branco/nulo 10.4%

 Sem resposta 25.4%


Total 100%


Para Senador:

Jader 33.5%
Paulo Rocha 22.4%
Flexa 21.3%
Marinor 4.2%
Abel Ribeiro 1.1%
Prof. Neide 1.4%
Paulo Braga 1.2%
João Agugusto 1.2%
Savanas 0.3%
Yamada 0.4%

Interpretando a Pesquisa LCP/UFPA/Veritate


Jatene tem 41.6% de intenções de votos. Todos os demais candidatos somados têm 32.6%. Então podemos afirmar de que se a eleição fosse hoje não teria segundo turno. Para que haja segundo turno todos os demais candidatos teriam de aumentar suas intenções de votos em 9%. Em síntese, hoje, sem votos brancos e nulos, Jatene têm 59% de preferência do eleitorado paraense.

Eleitores que declaram que não votam em ninguém: 11.7% e sem resposta: 14.1%, perfazendo um total de 25.8%.

Votos brancos e nulos nas eleições majoritárias (governador, presidente e prefeito) não tem passado de 6% nas últimas eleições. Isto posta, Ana Júlia e os demais candidatos tem de lutar para conquistar 75% dos votos de 20% dos eleitores que declaram que votarão em branco, nulo ou não sabem, em caso contrário, Jatene mata no primeiro turno. A situação é dificílima para os adversários do tucano.

O raciocínio é o seguinte:

Cada ponto percentual deve significar em torno de 36 mil votos ( considerando que os votos válidos seriam em torno de três milhões e seissentos mil eleitores).
20% significaria: 720 mil votos
Jatene está há nove pontos acima dos 50%, ou seja: 324 mil votos
Para Ana Júlia garantir o segundo turno, todos os candidatos somados precisariam ganhar mais nove por cento (324 mil votos) e mais 50% de 10% mais um dos indecisos (ou de 360 mil votos).
Em outras palavras, para termos segundo turno, os demais candidatos precisam conquistar 75% dos 20% dos indecisos ( que perfazeriam 720 mil votos), venhamos e convenhamos, não é uma tarefa fácil. Normalmente os indecisos costuman se dividir na mesma proporção das intenções de votos.
 
E se a eleição para o segundo turno dessa eleição para o Governo fosse hoje e estivessem concorrendo dois candidatos...Em quem você votaria?


Jatene: 51.4%

Ana Júlia: 28.3%

Nenhum/Branco/Nulo: 9.9%

Sem resposta: 10.4%

Sem comentários. Os números falam por sí.

A pesquisa divulgada ontem não captou os efeitos que a impugnação de Paulo Rocha em relação a disputa para o senado. Quando ocorreu a impugnação estávamos já fazendo o "campo" e o grande público só toma conhecimento destas informações nos dias seguintes ao acontecimento.
Uma coisa já sabemos, Jáder, nos dez dias posteriores à sua impugnação pelo TSE perdeu 12 pontos na capital. Mas uma coisa também é certa, a impugnação de Jáder foi super divulgada, a de Rocha, foi pouco explorada, e talvez este fato minimize as perdas imediatas de Rocha, no que concerne às intenções de votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

Tenente faz postagens no face, e as fotos proliferaram via Whastapp

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!