É Hoje! O retorno do DRAGÃO


"Eu sabia que um dia eu poderia perder como todos os outros. Então agora eu sinto que aprendi muito com essa derrota e tirei uma grande pressão das minhas costas".     

Pode ser estranho ouvir, mas quando se trata dos riscos ocupacionais de ser um lutador profissional, ser nocauteado é provavelmente uma das coisas menos dolorosas. 
    
Vamos analisar...  nariz quebrado ou maxilar: ruim. Braço ou uma perna estalados em uma finalização: ruim. Levar um soco em cheio, esquecendo todo o calvário e acordando, talvez ,com uma ligeira dor de cabeça: não é tão ruim.  
    
Então, quando Mauricio 'Shogun' Rua separou Lyoto Machida - literalmente - de seu título meio-pesado em maio, o até então invicto brasileiro provavelmente não estava exausto como depois dos cinco rounds com Shogun sete meses antes.   
    
Mas esse não é o lugar onde a dor de um nocaute vem. Não é física - é mental. É saber que outro homem tinha o poder de apagar você, mesmo que apenas por alguns momentos. É ouvir de fãs e especialistas que você é super estimado, questionando seu queixo e suas 16 vitórias anteriores, apesar delas terem sido contra alguns dos melhores.    
    
É por isso que alguns lutadores nunca se recuperam de uma derrota por nocaute, lutando longe do desempenho que tinham antes do acontecimento. Este é o desafio que aguarda Lyoto na noite deste sábado contra Quinton 'Rampage' Jackson, e a forma como a luta principal do UFC 123 se desenrolar, apontará a direção que a carreira do 'The Dragon' ira daqui para frente.    
    
Normalmente, você não sabe até a noite de luta como alguém como Lyoto vai reagir a primeira vez que ele for atingido. Mas alguns indicativos vieram rapidamente no período que antecedeu a luta.  
    
Em primeiro lugar, considere que Machida venceu a luta. Sim, este é o UFC e não boxe, onde um lutador pode despachar cascas-grossas facilmente. Mas eu tenho certeza que se ele aceitou a oferta do UFC de enfrentar Jackson ao invés de alguém com um pouco de periculosidade, que poderia ter sido a opção, dadas as circunstâncias de ser um ex-campeão mundial vindo de uma derrota por nocaute. Mas Machida aceitou a luta contra, sem dúvida, o mais difícil striker que ele já enfrentou. Sim, os veteranos do K-1 Michael McDonald e Sam Greco estão em um nível elevadissimo na trocação, e Shogun, Sokoudjou, Thiago Silva e Rashad Evans têm o poder de nocautear, mas nenhum desses adversários anteriores têm a força e a potência de um soco que Jackson possue. Então, ir para o teste de fogo contra um striker ainda mais complicado do que o homem que o nocauteou, é uma atitude muito corajosa.
    
O sinal seguinte de que Lyoto não deixou a derrota afetá-lo mentalmente, veio durante a teleconferência de imprensa do UFC 123, quando ele discutiu a sua derrota, dizendo: "Houve muita pressão nas minhas costas porque a maioria dos fãs têm essa aura de eu ser o campeão invicto. Eu sabia que um dia eu poderia perder como todos os outros. Então agora eu sinto que aprendi muito com essa derrota e tirei uma grande pressão das minhas costas".    
    
Peraí ... então isso poderia ter sido realmente uma coisa boa para o Lyoto?   
  
Por mais estranho que pareça - em especial eu tenho certeza que nos dias após sua derrota - ficar sem os encargos que um cartel invicto tem pode permitir-lhe a liberdade de mente e corpo para executar o seu melhor. Agora as expectativas são diferentes e não há pressão para lutar, para não perder ao invés disso, é lutar para vencer.  
    
A carreira de Lyoto Machida começa novamente no sábado à noite, e como ele tem feito ao longo de sua vida, ele provavelmente irá procurar orientação de seu pai, Yoshizo. O conselho do mestre de caratê irá provavelmente se espelhar no que ele disse a seu filho depois da luta contra Shogun, "em primeiro lugar, não se concentre no passado. Concentre-se na próxima luta e confira se está preparado para ela".  
    
E esse é o jeito que você tem de nocautear um nocaute.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

Tenente faz postagens no face, e as fotos proliferaram via Whastapp

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!