Após 4 anos o Projeto é Concluído. Linux BOTO

:: O que é Boto Mirim? ::
Boto MirimO Boto Mirim é uma customização de outra distribuição Gnu/Linux chamada Lubuntu (Ubuntu com LXDE). A ideia surgiu por necessidade de um sistema operacional leve e que rodasse – muito bem obrigado – em computadores com poucos recursos de hardware. Inicialmente tal demanda surgiu com a implantação do projeto UCA (um computador por aluno) do governo federal no estado do Pará.
A equipe responsável pelo projeto Boto Mirim (Augusto Ribeiro, Murilo Santos e Valdenei Souza) chegou a fazer a primeira customização do Lubuntu, com algumas alterações de design e acréscimo de aplicativos educacionais, pois a aplicação inicial era para os laptops do projeto UCA, que seriam utilizados em atividades de informática educativa. Infelizmente o Boto Mirim não pode ser implementado nos laptops do UCA, apesar de ter sido testado nele e ter obtido ótimos resultados de desempenho.
Hoje ele está sendo testado em laptops (Asus eeepc com 512 MB de Ram e HD flash de 4 GB) do Programa Prosseguir, que são utilizados em atividades de informática educativa com crianças e adolescentes que fazem tratamento Oncológico no hospital Ophir Loyola.
:: Foco em educação e Meio Ambiente
Depois da demanda inicial, de informática educativa, o Boto Mirim hoje une a educação com a proposta de recondicionamento de equipamentos obsoletos,  possibilitando reutilizá-los. O Gnu/Linux Boto Mirim está sendo o sistema operacional testado em projeto de metareciclagem, inicialmente em um Centro Comunitário do Município de Ananindeua – Pa, com perspectiva de ampliação para outros centros comunitários, cooperativas, associações e afins; objetivando projetos de inclusão digital com apelo a metareciclagem e educação ambiental.
Resumindo, o GNU/Linux Boto Mirim é uma solução de S.O. para uso educacional, voltado para computadores reaproveitados através da metareciclagem.
Acompanhem o Blog, que em breve estaremos disponibilizando a imagem ISO de instalação.
Aqui na região eu tive o prazer de ser um dos colaboradores do projeto, ministrando e isentivando o uso dessa excelente ferramenta livre para escolas e orgaos públicos. Fico muito feliz com a finalização do projeto.
O Que é Software Livre?
Nós mantemos esta definição do Software Livre para mostrar claramente o que deve ser verdadeiro à respeito de um dado programa de software para que ele seja considerado software livre.

"Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro liberdades, para os usuários do software:
  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Um programa é software livre se os usuários tem todas estas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão.

Você deve também ter a liberdade de fazer modifcações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista