Blog do Jeso | Nélio Aguiar
Nélio Aguiar: ilegalidade no nome oficial do estádio Colosso do Tapajós
A propósito do post Urucubaca do Rio tem similar em Santarém, cabe uma oportuna informação e elogiável iniciativa: a partir dessa semana passará a tramitar na Alepa (Assembléia Legislativa do Pará) um projeto de lei curto e objetivo que pretende por fim à urucubaca chamada “Jader Barbalho”.
Tem apenas 2 artigos (veja a íntegra no Leia Mais, abaixo) e é de autoria do deputado Nélio Aguiar (PMN).
A matéria retira o nome do morubixaba do PMDB no Pará do estádio, por escancarada ilegalidade, e, no lugar, oficializará o apelido como nome de batismo “Colosso do Tapajós”.
O projeto será dado entrada durante a sessão ordinária da Alepa na quarta-feira (8).
-  O projeto de lei é necessário, porque em todo o país muitas ruas, escolas e prédios públicos recebem nomes de pessoas que se destacaram na sociedade, em Santarém não é diferente. No entanto, a homenagem é proibida por lei se à pessoa que dá nome ao patrimônio público ainda for viva e exercer atividade política – justifica o parlamentar santareno.
Atualizado às 12h30

EMENTA:
DENOMINA-SE COLOSSO DO TAPAJÓS, O ATUAL ESTÁDIO DE SANTARÉM JADER BARBALHO. E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Autor(es): Deputado NÉLIO AGUIAR
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESTADO DO PARÁ.
RESOLVE:
Art. 1º – Passa a denominar-se Estádio COLOSSO DO TAPAJÓS, o atual Estádio de Futebol JADER BARBALHO, localizado na cidade de Santarém-Pará, Oeste Paraense.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio da Cabanagem, Plenário Newton Miranda, 27 de Fevereiro de 2013.
NÉLIO AGUIAR
Deputado Estadual

Estádio Barbalhão: “Prefeitos foram covardes”

Por Jeso Carneiro em 6/5/2013 às 12:41
Do jornalista Jota Ninos, sobre o post Projeto retira nome de Jader do estádio:
Blog do Jeso | Jota Ninos
Ninos: Ruy, Maia e Maria – covardes
O prefeito Alexandre Von podia aproveitar a deixa e fazer o que o MP há muito requisita, e que nenhum prefeito até hoje cumpriu, que é respeitar a Lei 6.454, de 24 de outubro de 1977 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6454.htm), que veda a colocação de nomes de pessoas vivas em logradouros públicos.

Já falei várias vezes sobre isso aqui mesmo no blog, com relação ao que ocorre em Santarém. A começar pelo prédio da prefeitura, que homenageia o ex-senador e ministro Jarbas Passarinho. A nomenclatura foi feita por seu apadrinhado, o ex-prefeito de Santarém Ronan Liberal, para agradecer as verbas a fundo perdido que recebeu quando era prefeito e construiu o prédio, brindou-o com a eternização prévia.
Outro exemplo é ainda da famiglia Barbalho: temos dois bairros inteiros, o Elcione Barbalho, que homenageia a ex-mulher do senador e atual deputada federal do Pará e o Jaderlândia, que utiliza o nome do senador e o sufixo de origem anglo-saxônica (land), para fazer a corruptela “Terra de Jader” (argh!).
A homenagem aos dois foi feita durante o último mandato de governador de Barbalho (1991-1993) quando da desapropriação das áreas entregues aos posseiros pela então secretária de Ação Social, dentro da velha política clientelista dos barbalhos, deixando suas marcas em grandes extensões de terra, ao arrepio da lei.
Nossos prefeitos covardes passam de administração em administração e não mexem com isso. Nem Ruy Corrêa, Nem Lira Maia e nem Maria do Carmo se dignaram a retirar ao nome do ministro que representou a ditadura e dos Barbalhos, e duvido que Alexandre tenha coragem…
Mas não é só o PMDB ou o PP que são referendados: no bairro da Conquista existem ruas que homenageiam lideranças do PT que nos anos 1980 estiveram ao lado dos ocupantes da área e ajudaram a conquistar o direito de morar nela.


Apesar de parecer uma justa lembrança, ainda assim é ilegal, pela mesma lei acima. Assim, lá encontram-se ruas como Geraldo Pastana (ex-prefeito de Belterra) e Valdir Ganzer (Deputado Estadual), entre outros.
Por fim, acredito que o projeto de Nélio também não passará na Alepa, pois nenhum deputado paraense tem coragem de enfrentar a barbalhada.

Fonte: Blog do Jeso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista