Sindicato quer limpeza completa no Detran

CPI do Detran

No domingo, Sindicato colheu assinaturas para somar ao abaixo-assinado que pede a instalação de CPI

No domingo pela manhã, antes do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, que ocorreu no Estádio Olímpico do Mangueirão, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Sindetran) colheu centenas de assinaturas para somar ao abaixo-assinado que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as irregularidades no Detran.
O documento, que já soma mais de 22 mil assinaturas, deve ser entregue formalmente ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL), deputado Márcio Miranda (DEM), no máximo até o próximo dia 21. No evento, prestigiado por dezenas de autoridades, o Sindetran distribuiu panfletos a respeito dos escândalos ligados ao órgão e mostrou que não desistirá de cobrar posturas rígidas do governo em face da atual situação do Detran.
Na última terça-feira (7), uma operação deflagrada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário, expediu 69 mandados de prisão preventiva para funcionários do Detran e suspeitos de envolvimento em um esquema de emissão ilegal de carteiras de habilitação. Em 18 cidades, incluindo Manaus, funcionários e pessoas ligadas às irregularidades do órgão foram detidas.
A ação, por sinal, ignorou os promotores do Ministério Público, que analisam a ideia de tornar público o conteúdo do relatório das investigações de um ano realizadas no órgão e que apurou uma série de fraudes e negociatas envolvendo funcionários do alto escalão diretamente ligados à presidência.
Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-PA (Sindetran), Elison Oliveira, defende a instalação imediata da CPI da Corrupção no Detran como forma de levantar todas as irregularidades existentes no órgão. Segundo ele, 80% das pessoas abordadas na movimentação corpo a corpo aprova a CPI. “Elas acreditam que tem que passar a limpo essa questão do Detran, conhecido pelo senso comum pela prestação de serviço precária, que pode ser modificada”, disse.
De acordo com Elison Oliveira, presidente do Sindetran, durante a semana, o sindicato deverá tentar uma conversa com o governador do Estado, Simão Jatene, para questionar o que será feito na busca pela moralização da instituição. “Nós queremos saber se o governador tem mesmo interesse de colocar fim nessa crise que atinge o Detran. Uma boa forma de iniciar a superação seria uma mudança na cúpula diretiva do órgão”, afirma.O presidente do Sindetran lembra que um dos funcionários que chegou a ser preso na operação da Polícia Civil foi o procurador-geral do Detran, Paulo Bentes, que já foi exonerado. “A investigação mostrou que pela primeira vez esse esquema de venda de carteiras começou de cima para baixo, de forma organizada e sistematizada”, diz.
ESQUEMA CUIARANA
Antes desse escândalo, outra denúncia de corrupção no órgão foi revelada pelo DIÁRIO no dia 21 de abril. O Detran, que tem como comandante político o senador Mário Couto (PSDB), teria desviado recursos para custear o time de futebol Santa Cruz da Vila de Cuiarana, de Salinópolis, presidido pelo senador.
Esposas de jogadores do clube de futebol foram contratadas para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Salinópolis. Uma delas, inclusive, dirige o órgão. O esquema teria 18 pessoas como laranjas para inflar a folha de pagamento do time de Mário Couto, cujos jogadores recebem salários bem acima da média do futebol paraense. A denúncia do DIÁRIO mostra que há contratados no esquema fraudulento montado pelo senador no Detran que nem residem no Pará, mas usufruem do dinheiro público como se trabalhassem no órgão.
PASSANDO A LIMPO
Para o presidente do Sindetran, a CPI deve ser instalada e cumprir seu papel. “Mais do que o esquema de venda de carteiras, mais do que o escândalo de Cuiarana, o que deve ser investigado são os contratos e convênios milionários feitos de forma irregular e que envolvem o alto escalão do Detran. Nós queremos que a investigação vá fundo.
Fonte: Diário do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista