IDH-M 2013: Pará cai 8 posições de 2003 a 2013


Shot014
Foi publicado ontem (29) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de 2013, tabulado com base nos dados de 2012.
O IDH-M se baseia em três indicadores de desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
> Pará cai 8 posições nos últimos 10 anos
Pelo desempenho do Pará, tivemos uma década perdida. Pior que perdida: decrescida.
Em 2003 o Pará tinha um IDH-M de 0,748, que o colocava na 16ª posição no Brasil. Em 2013, o Pará amarga a 24ª posição com um IDH-M de 0,646.
Abaixo a posição dos estados brasileiro segundo os respectivos IDH-M. As duas primeiras colunas em azul apresentem o índice de 2003 e a posição do Estado naquele ano. A duas primeiras colunas em vermelho apresentam o índice de 2013 e a posição do Estado nesse ano:
Shot013
O Pará tem ainda o município com o pior IDH-M do Brasil: Melgaço.
Quem comandou o Pará nos últimos 10 anos deveria ter tido, pelo menos, a competência de não ter deixado o índice cair. O fato é que não se tem governado o Pará com o estabelecimento de metas socioeconômicas e o manejo do cumprimento delas, mas com soluços e interjeições para gerar conteúdo de mídia, o que pode até render votos, mas não rende qualidade de vida. 
Para ver a tabela com os índices dos três componentes (renda, longevidade e educação), clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tenente faz postagens no face, e as fotos proliferaram via Whastapp

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista