A PARTIR DE AGORA GARIMPOS INLEGAIS PODEM SER FECHADOS

“LICENÇAS PRECÁRIAS VÃO LEGALIZAR GARIMPAGEM”
Está           em Itaituba o Secretario Estadual de Meio Ambiente, José Colares. Na manhã de hoje, dia 23, o Secretario reunir-se na SEMMA Municipal com técnicos do município e que prestam serviços as cooperativas de garimpeiras para falar sobre as decisões que serão tomadas a partir de agora, com o cumprimento da Instrução Normativa da Garimpagem.

A tarde, no Auditório do Hotel Apiacás, o Secretario José Colares presidiu uma reunião com autoridade e garimpeiros. Participaram ainda  da reunião o representante do DNPM no Pará, José Luiz Bastos Rodrigues; Coordenador Geral do Ministério das Minas e Energia, Luiz Mauro Gomes; Representante do Crea-Pará, Waterloo Leal; Representante da SEICOM, Marjorie Barros Neves e o Representante da Sema Municipal, Valfredo Marques.
O Secretário de Meio Ambiente, José Colares disse que a partir de agora vai ser cumprida a Instrução Normativa que foi elaborada e aprovada aqui em Itaituba pelas autoridades e garimpeiros. Colares afirmou que a partir de hoje que desempenha a atividade garimpeira no Tapajós está passivo de ser fiscalizada e se não estiver legalizada junto aos órgãos competentes será multado e poderá ter os equipamentos apreendidos.
Procuramos nestes sete meses de 2013 organizar a atividade garimpeira no Pará, principalmente no Vale do Tapajós e hoje temos que cumprir o que construímos ao longo deste tempo. Temos que garantir o que  construímos, se não vamos voltar ao passado e a garimpagem vai continuar bagunçada, ressaltou Colares.
O Secretario criticou um cadastro que foi feito pela SEMMA Municipal de PCs, que com o papel que foi entregue, os proprietários destes equipamentos acham que estão legalizados para garimpar. Não adianta apenas cadastrar a PC na SEMMA municipal, pensando que vai trabalhar. Este equipamento (PC) é apenas uma ferramenta de trabalho do garimpeiro. Nós não vamos legalizar a maquina, mas sim o garimpo, entretanto o serviço da PCs tem que obedecer a IN-Instrução Normativa, frisou Colares. Onde tiver PCs trabalhando, e o garimpo não estiver legalizado, vamos multar e apreender os equipamentos - afirmou o Secretario Estadual de Meio Ambiente.
Outro ponto, que foi um dos mais importantes da reunião, foi quanto a expedição da Licença Precária de Licença Ambiental e de PLG. Colares mostrou mais uma vez sua preocupação com a atividade garimpeira, e por isso tem buscado junto ao DNPM-Ministério das Minas e Energia, IBAMA e ICMBIO parceria no sentido de legalizar a garimpagem no Pará e principalmente no Tapajós, municípios da região, onde  o garimpo ainda é a base da economia.Depois de muitas discussões com estes órgãos, o Secretario Estadual conseguiu uma grande vitoria, para que os garimpeiros possam ter sua atividade legalizada. Conseguiu pelo período de um ano, tanto a SEMA Estadual, como DNPM expedir uma LICENÇA PRECÁRIA para os garimpeiros que possuem processos tramitando nestes órgãos alguns meses. O beneficiado terá o prazo de um ano para preencher todos os requisitos e depois deste prazo quem não cumprir terá cassada a licença Precária e o processo arquivado juntos aos órgãos.
O Secretario e sua equipe permanecerão em Itaituba até Domingo, quando participarão de varias reuniões com segmentos da sociedade dos municípios da região para discutir o cumprimento da Instrução Normativa da GARIMPAGEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista