Deputado Federal Dudimar Paxiuba (PSDB/PA) - saudar a população de Aveiro

O Deputado Federal Dudimar Paxiuba (PSDB/PA) ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, (22) para saudar a população de Aveiro, Pará que segundo o parlamentar “um dos Municípios mais queridos do Estado do Pará”.

Aveiro, que completa 232 anos de emancipação politico-administrativa nesta sexta-feira, dia 23 de agosto. Em comemoração ao aniversário de Aveiro, a administração municipal vem realizando uma vasta programação com shows musicais e diversos eventos.

Aveiro, município da região sudoeste do Pará que teve sua origem em uma aldeia indígena da tribo “mundurucus”, elevada à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro, em 1781. A aldeia, por ato do Governador e capitão-geral José de Nápoles Tello de Menezes, obteve a denominação de Aveiro, em 23 de agosto de 1781. Na ocasião foi nomeado como administrador do município o morador Francisco Alves Nobre. Pelo registro oficial da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro já existência antes de 1781. Portanto, conclui-se que o ato de criação foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro.

Um fato marcante do Município de Aveiro diz respeito ao Projeto de Henry Ford, entre as décadas de 1920 a meados da década de 40. Atualmente, no distrito de Fordlândia, restam marcas do projeto de plantação de seringueiras, às margens do Rio Tapajós, patrocinado por Henry Ford, proprietário da Companhia Industrial Ford do Brasil. De 1927 a 1945 a Ford gastou milhões de dólares no que seria uma cidade modelo norte-americana no coração da Amazônia.

Pela lei provincial nº 148, de 18 de novembro de 1848, a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro foi extinta, sendo seu território anexado ao Município de Itaituba. Novamente foi elevado à categoria de Vila com a denominação de Aveiro, pela lei nº 1.152, de 04 de abril de 1883, sendo desmembrada então de Itaituba.

Após idas e vindas, finalmente foi elevado à categoria de Município, com a denominação de Aveiro, pela Lei Estadual nº 2.460, de 30 de dezembro de 1961, tendo sido desmembrado de Santarém e Itaituba.

Atualmente o município de Aveiro é composto de diversas comunidades, além da sede do município: Fordlândia, Brasília Legal, Pinhel, Escrivão, Igarapé Açu, Cauassuêpá, Santa Cruz, Apacê, Urucurituba, Cametá, Santa Inez, Região do Araípá, Monte Cristo, Agrovila, Lago do Cupu, Monte Carmelo, Andrelândia, Cristalino I, II e III, Daniel de Carvalho, Tumbira, Cupari, Cury Teçá, Cury Timbó, Trairão e Trairinha, dentre outras.

Pelo censo de 2010 do IBGE, o Município de Aveiro possui uma população de 15.849 habitantes e tem uma área de 17.074,036 quilômetros quadrados. Atualmente o município de Aveiro é administrado pelo Prefeito Olinaldo Barbosa da Silva e possui os seguintes Vereadores: Antônio Paulo, Preto do Satiro, Rubemir, Tio Irany, Paulo Henrique, Irmão Sildo, Gilmar Lira, Ulisses do Gigico e Vania Felix.

“Senhor presidente recebi Convite, para participar das festividades, entretanto compromissos parlamentares impossibilitaram meu comparecimento. Isso não me impede de cumprir os compromissos assumidos com esse generoso povo, tanto é que nesta oportunidade anuncio a liberação através de emenda de minha autoria de meio milhão de reais para a conclusão do hospital municipal”.

“Estou ainda envidando esforços para viabilizar liberação de mais recursos para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e gerenciamento de manutenção do hospital”.

“Em breve, o Prefeito Fuzica e seus auxiliares poderão reiniciar as obras do hospital e entregá-lo em perfeitas condições de funcionamento à população aveirense. Lembro que já entregamos um ônibus escolar e logo entregaremos mais um para atender as necessidades de nossos estudantes”.

“Meus Parabéns a toda essa gente humilde e trabalhadora que exala cordialidade e que sempre me recebe com alegria e hospitalidade. Continuarei com o firme propósito de colaborar com o desenvolvimento desse promissor Município”.

“Em nome do Prefeito Fuzica e de os todos os Vereadores, cumprimento as demais autoridades que servem ao Município de Aveiro e abraço efusivamente cada cidadã e cidadão”. Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista