Roteador de 150 Mbps deixa a Internet mais rápida? Qual a vantagem?

Quer comprar um roteador wireless de 150 Mbps para deixar a sua Internet mais rápida? É melhor ter calma, já que esse tipo de investimento nem sempre apresenta os resultados esperados. Para te ajudar, o TechTudo preparou uma breve análise sobre as vantagens ou desvantagens de comprar um roteador mais moderno para a sua rede Wi-Fi.
O roteador deverá estar conectado ao modem, compartilhando assim o ponto de acesso da internet banda larga (Foto: Daniel Ribeiro) (Foto: O roteador deverá estar conectado ao modem, compartilhando assim o ponto de acesso da internet banda larga (Foto: Daniel Ribeiro))Roteadores Wi-Fi de 150 Mbps podem tornar a internet mais rápida nos seus dispositivos? (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)
Antes de comprar um roteador mais poderoso, é preciso desfazer um mito: ele não irá aumentar a velocidade da sua conexão de internet. Isso porque o aumento de velocidade que a tecnologia dele possui está limitado à rede local. Em outras palavras, a rapidez da sua conexão de Internet é determinada pela empresa que a fornece e por fatores físicos entre a sua localização e a rede dessa empresa.
No Brasil, as velocidades de banda larga mais comuns são 1, 2, 5 e 10 Mbps e, infelizmente, a aquisição de um roteador mais rápido não irá mudar essa velocidade. A única exceção é no caso de você estar usando um roteador defasado em relação à tecnologia de seu provedor de Internet. Afinal, um aparelho mais moderno possui aperfeiçoamentos que podem ajudar a melhorar o desempenho da conexão em comparação a um modelo antigo.
Um roteador moderno poderá ainda melhorar o uso de sua rede local, pois as novas tecnologias de redes sem fio tornam mais ágil a conexão e a troca de arquivos entre vários computadores localmente. Por exemplo, se você tem dois notebook em uma mesma rede, poderá trocar informações entre eles de maneira mais rápida, caso o roteador tiver boa velocidade. Para isso, porém, os equipamentos devem usar a mesma tecnologia.
Se seu orçamento permitir e você precisa que os aparelhos da sua rede troquem informações mais rapidamente, vale a pena comprar um roteador a 150 Mbps. Já se o seu desejo é apenas deixar a Internet mais rápida, a melhor solução é buscar pacotes ou provedores melhores. Caso tenha alguma outra dúvida sobre conexões sem fio, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista