Site russo publica vídeo que mostra queda de avião em Kazan

Acidente durante pouso provocou 50 mortes.
Autoridades suspeitam de falha técnica ou de falha dos pilotos.

O site russo Life News publicou nesta segunda-feira (18) um vídeo que mostra o suposto momento em que um avião de grande porte caiu, na véspera, provocando pelo menos 50 mortes na cidade de Kazan. Assista ao vídeo.
Imagem mostra momento do acidente deste domingo (17) na cidade russa de Kazan (Foto: Reprodução)Imagem mostra momento do acidente deste
domingo (17) na cidade russa de Kazan
(Foto: Reprodução)
As imagens foram feitas por uma câmera do aeroporto e também estão sendo divulgadas pela agência Ria-Novosti.
De acordo com as imagens, o avião caiu de forma perpendicular ao chão quando se aproximava para pousar.
O chefe regional para transporte do Comitê de Instrução, Alexandr Poltinin, disse que a investigação trabalha com duas hipóteses principais: falha de pilotagem e fatores técnicos.
O aeroporto já voltou a funcionar normalmente, segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.
Investigadores vasculharam os destroços  em busca de pistas sobre o que pode ter causado a queda e explosão da aeronave.
O desastre despertou novas preocupações sobre o histórico de falta de segurança aérea na Rússia num momento em que o país se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi, em fevereiro, um evento em que o presidente Vladimir Putin colocou em jogo o seu prestígio pessoal.
Moradores de Kazan depositaram flores no aeroporto, onde o avião caiu num momento em que ventava muito, e várias pessoas expressavam revolta com a situação de insegurança na Rússia. As bandeiras estavam a meio mastro na cidade, localizada 800 quilômetros a leste de Moscou.
"Toda a cidade está de luto", disse Elvira Khadiulina, professora de uma escola infantil que foi ao aeroporto velar por amigos que morreram no acidente. "Essas pessoas estavam a apenas alguns minutos de estarem seguras no chão."
O voo da Tatarstan Airlines procedente de Moscou estava tentando abortar o pouso quando caiu na pista, matando todos os 44 passageiros e seis tripulantes.
"O avião simplesmente caiu", disse o ministro dos Transportes, Maxim Sokolov, a repórteres. "O avião estava vertical, praticamente vertical."
Mas ele acrescentou que a caixa preta com a gravação das informações do voo, encontrada nesta segunda-feira, terá de ser analisada para mais informações.
A Tatarstan Airlines informou que suspendeu os voos de todos os seus Boeings 737 enquanto espera o resultado da investigação sobre a colisão.
"As principais versões são de erro do piloto e problemas técnicos, incluindo falha no equipamento", disse um investigador graduado da região, Alexander Poltinin, referindo-se ao acidente.
Ele afirmou que o tanque de combustível do aparelho explodiu no impacto e, por isso, poderá levar semanas para a identificação de todos os mortos nos destroços, espalhados por uma extensa área.
"Há de modo geral apenas fragmentos de corpos, poucos corpos", disse o funcionário local do Ministério da Saúde Nail Nigmatullin à agência de notícias Interfax.
A Rússia e as outras ex-repúblicas soviéticas combinadas têm um dos piores históricos do mundo em tráfego aéreo, com uma taxa total de acidentes quase três vezes acima da média mundial em 2011, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata).
Nos tempos soviéticos, a companhia aérea Aeroflot tinha praticamente um monopólio do setor da aviação, mas, depois do colapso da União Soviética, surgiram muitas pequenas empresas particulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista