Pronatec realiza aula inaugural para 180 alunos

Foi realizada na noite da ultima segunda-feira (16) no auditório da Escola Antônio Gonzaga Barros, a aula inaugural dos cursos do Pronatec por meio do Instituto Federal do Pará (IFPA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba, através da Secretária de Assistência Social. Nesta etapa estão sendo oferecidos 06 cursos profissionalizantes, nas áreas de Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista Instalador Predial, Operador de Computador, Representante Comercial, Auxiliar de Cozinha e Mestre de Obras. Cada curso terá 25 alunos, sendo que no curso de Operador de Computador serão duas turmas, beneficiando um total de 180 alunos, em busca de qualificação profissional.

O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Uzalda de Miranda; da Diretora Administrativa da Secretaria de Assistência Social, Fatima Leite; do Diretor do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Antônio Kaiser; do Supervisor do curso de Operador de Computador do IFPA, Raimundo Lucivaldo Cruz Figueira e do Coordenador Adjunto do IFPA  Fred Ferreira, além de alunos e professores.
Durante a aula inaugural, foram destacadas as vantagens dos cursos e o potencial da cidade que irá necessitar de mão de obra qualificada em vista da nova realidade de investimentos que vivemos. De acordo com o Diretor do SINE, Antônio Kaiser, “é preciso buscar o conhecimento e qualificação, mesmo que se seja um profissional por excelência é preciso está preparado e reconhecido por meio de um certificado que é reconhecido em todo o Brasil, pois Itaituba vai receber vários empreendimentos num futuro próximo e é preciso está apto para se inserir nessas demandas que serão ofertadas”.
Já a Secretária de Assistência Social, Uzalda de Miranda, destacou que os alunos inscritos no Pronatec devem perseverar e ter disposição em aprender e absorver o máximo que puder; que neste período de aprendizado que as turmas busquem a unidade, pois  havendo essa união não haverá apenas o ganho individual, mais da coletividade que irá beneficiar  todo o município de Itaituba através dos trabalhos que serão realizado pelos futuros profissionais e que o SINE é uma porta de emprego, esta aberta a todos desde que haja uma preparação profissional. A secretária ainda ressaltou que graças ao empenho da gestora do município, hoje os cursos do Pronatec são uma realidade na cidade. Todos devem ter o direito à oportunidade de crescimento na vida e esses cursos são um dos caminhos para isso.
Atualmente existem seis turmas do Pronatec em andamento no município e duas formadas pelo SEST SENAT.
Os alunos do Pronatec receberão um Kit contendo caderno, uniforme, régua, lápis, caneta, borracha e um auxílio no valor 320 reais mês que serão repassado aos alunos a cada 15 dias, sendo que o recebimento integral desse valor será mediante a analise da frequência nas aulas  e os curso terão duração de 160 à 300 horas.
O que é o Pronatec: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Nos próximos quatro anos o Governo Federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do país.
Fred Ferreira Coordenador Adjunto do IFPA

Antônio Kaiser Diretor do SINE

Raimundo Lucivaldo Cruz Figueira Supervisor  do IFPA no Curso  Operador de Computador 

Uzalda de Miranda Secretária de Assistência Social



ASCOM-PMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

Tenente faz postagens no face, e as fotos proliferaram via Whastapp

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!