Ministério da Fazenda altera transcrição de áudio de Joaquim Levy em palestra

Ouvi ontem (31) a parte expositiva do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde ele discorreu sobre a necessidade do ajuste fiscal.
Levy demonstrou apurado domínio do assunto e explicou, de forma extremamente didática, a necessidade e pertinência do ajuste. Caso o Congresso Nacional lhe negue suporte à empreitada, não terá sido por falta de entendimento da crise, mas por pura incontinência cívica.
Por falar em Levy, a palestra do ministro, em São Paulo, aos ex-alunos da Universidade de Chicago, continua a render mau colesterol para o governo.
Primeiro foi a repercussão da fala sobre a presidente Dilma e ontem a imprensa constatou uma alteração na transcrição da palestra, o que rendeu a demissão do assessor de imprensa no Ministério da Fazenda, o jornalista Fernando Thompson.
Joaquim Levy, em mais um surto de sinceridade, declarou que “no Brasil, a maioria das empresas não gosta de pagar impostos”. Na transcrição da gravação, o copista alterou a palavra “companies” (empresas) pela palavra “people” (povo) – a palestra foi ministrada em inglês -  talvez como forma de não arranhar a relação do ministro com a classe empresarial.
Quando a transcrição foi publicitada, a imprensa, que tinha gravado a palestra, captou a alteração e fez o que é a sua obrigação: publicou a adulteração.
O ministro foi eufêmico ao usar o termo “a maioria das empresas”. Nenhuma empresa gosta de pagar impostos e nenhum cidadão também. Mas não gostar não é problema, desde que pague. O problema é não gostar e não pagar: a sonegação no Brasil é uma vez e meia o PIB do Uruguai.
E só quem pode reclamar de imposto é o consumidor, pois é esse que, de fato, paga. As empresas apenas recebem o imposto do contribuinte e repassam para o Estado, pois cada centavo do tributo está na composição dos custos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O VÍDEO DO ESTUPRO DA MENINA DE 14 ANOS NA COLÔNIA AGRÍCOLA PENAL NO PARÁ QUE REPERCUTIU NO MUNDO

SOMENTE PARA MAIORES DE DEZOITO ANOS. FOTOS NUAS DE BB!

Divulgada lista de aprovados no concurso para cargos de escrivão, investigador e papiloscopista